segunda-feira, 19 de julho de 2010

Arroz Integral

O grão de arroz é constituído por casca, película, gérmen e endosperma, sendo que as vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O arroz integral é aquele que mantém todos os nutrientes do grão, pois dele se retira somente a casca, diferente do arroz refinado (branco), formado apenas pelo endosperma do grão que contém basicamente amido.
O arroz integral é uma excelente fonte de fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Por que trocar o arroz branco pelo integral?
O arroz integral consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, onde se encontra a maior parte dos nutrientes deste alimento. A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém a vitamina B1, que é quase ausente nos alimentos refinados. Além disso, o arroz integral possui uma série de benefícios:
- Reduz o risco de disfunções intestinais;
- Auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos;
-Protege o sistema nervoso;
- Participa do metabolismo de contração muscular;
- Isento de glúten, pode ser consumido pelos celíacos;
- Possui aproximadamente 1,5g de fibras em 50g, frente a 0,03 do arroz branco convencional.
Os processos de refino e polimento (beneficiamento) comum no arroz branco, gera a parda da camada externa, rica em nutrientes. Pode utilizar-se de um talco especial para retirar a película nutritiva ou ainda parafina para polir. Há diversas variedades e qualidades do arroz, dentre as mais comuns, podemos citar agulhinha integral, agulhinha refinado, cateto, cateto com vermelho, orgânico, seco, riso grano duro, selvagem, japonês, aromático. O arroz é classificado pelo seu tamanho e forma. O tamanho do grão interfere na quantidade de amido, que logo poderá interferir n tempo de cocção, valor calórico, paladar e apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário