segunda-feira, 21 de junho de 2010

Escalda pés

Uma receita antiga, simples e eficaz para aliviar o stress do dia-a-dia e descansar as pernas.
A maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.
Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem- estar e benefícios para todo o organismo.
Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos ou por sapatos desconfortáveis, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés.
Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho.
Desde os tempos mais remotos, já a 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde. Essa forma caseira de relaxamento, evoluiu e hoje diversas clínicas especializadas em tratamentos de terapia corporal já oferecem esta modalidade de atendimento para seus clientes, nos tratamentos de hidroterapia, ou Cura pela Água.
Só o fato de deixar seus pé descansando por 15 minutos numa bacia de água quente, já vai lhe dar um grande alívio nos pés, imagine então acrescentar na água quente sal grosso para desintoxicação. Melhor ainda se incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais. Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço. Mas, se você quer um tratamento “vip” então coloque no fundo do recipiente onde será realizado o escalda-pés, algumas pedrinhas, pequenos cristais ( cuidado com os muito pontudos!) ou bolinhas de gude, proporciona uma boa massagem na planta dos pés. Basta pressioná-los sobre estes pequenos objetos.
São coisas simples que você pode fazer por você mesmo, pelo menos uma vez por semn, com profissionais ( em espaços de terapia alternativa ou spa onde se incluem sons, chás, máscaras e uma massagem nos pés.) ou ao chegar em casa...
Esta receita tradicional ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o stress do dia-a-dia. Mas ela vai além, pois de acordo com a técnica chinesa da acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, mas também no equilíbrio energético de todo o corpo.
O escalda-pés é utilizado para, entre outras: relaxamento, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios, e depressão.
Mas atenção, o escalda pés tem algumas contra indicação: Ñ pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes, arteriosclerose ou doença de Buerger ( doença que afecta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).
Receita Básica de escalda-pés
Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos por, pelo menos, 15 min; e se quiser acrescente na água: Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.
Óleo essencial - Pingue algumas gotas( 15 em média para 2 litros de água) na água da bacia. Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso; arnica ou óleo de laranja na água são utilizados há séculos para reduzir o inchaço; lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.
Nossos pés têm uma importância fundamental para nosso corpo e nossas vidas. Fortes e ao mesmo tempo delicados, eles estão expostos a um esforço incrível: estimam-se mais de 20 mil passos por dia e uma carga diária de 100 toneladas. Por isso merecem todo nosso cuidado e carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário