segunda-feira, 19 de julho de 2010

Manteiga

O médico mineiro considera a manteiga mais saudável que a Margarina e explica que "a Margarina oferece maiores riscos principalmente porque contém sebo bovino; rico em colesterol, em proporções bem maiores que a manteiga". Todavia, o Dr. Haroldo não recomenda a substituição da Margarina pela manteiga porque há no mercado manteiga com grande percentagem de Margarina na sua composição.
ALTERNATIVAS:
Patês de legumes e de certas frutas, como o abacate são alternativas apostadas pelo Dr. Haroldo em substituição da Margarina nas formas em que ela é usada. E para os que têm problemas de colesterol; aconselha o médico que faça uso da maionese caseira (as vendidas em supermercados contêm substâncias químicas) mel, geléia de frutas (em pequena quantidade) tudo de preferência feito em casa. Por fim, o Presidente da Associação de Cultura Biodinâmica ressalta que "o consumo de manteiga ou Margarina deve-se muito ao uso do pão branco ao invés do integral. O pão branco exige manteiga porque tem um gosto horrível, sendo impossível de ser ingerido sozinho". Abordado sob,re o tipo de gordura que devemos usar, o Dr. Haroldo aconselha o uso de óleos vegetais como o de milho, girassol, gergelim e de soja, afirmando que tal sugestão é feita levando em conta o fato de não existir no mercado um óleo industrializado totalmente isento de produtos químicos.
FRITURAS:
"O importante no uso das gorduras é a quantidade; que não deve ser exagerada". Prossegue o Dr. Haroldo, explicando que "devemos evitar as frituras porque elas saturam as gorduras, quer animais ou vegetais, e no consumi-las estaremos colocando ácidos no organismo, que é bastante prejudicial à saúde. E é sempre bom lembrar que há produtos como o arroz integral, que exige apenas gotas de óleo". O Médico sugere que as pessoas passem a cozinhar ou assar alimentos, sempre preferindo o cru ao cozido e o vegetal ao animal. Ele também defende que "pés bem quentes, cabeça bem fria e intestinos bem vazios, com evacuações diárias como práticas fundamentais à boa saúde. Segundo o Dr. Haroldo Timponi, cigarros, bebidas alcoólicas e alimentação inadequada – envolvendo o consumo de carne, farinha branca e açúcar refinado- são convites ao sofrimento. Quem não quer sofrer as agruras da Medicina manifestadas nos exames agressivos, na intervenção cirúrgica, deve fazer a Medicina Preventiva, pois a pessoa que se alimenta mal e cultiva hábitos nocivos não tem outra saída senão o bisturi, a ponte de safena e tratamentos similares".

Nenhum comentário:

Postar um comentário