segunda-feira, 19 de julho de 2010

Margarina

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MARGARINA:
Gorduras Vegetais Hidrogenadas, Sebo Animal, Ácido Sulfúrico, Leite de Vaca, Soda Cáustica, Ácido Benzóico, Ácido Butil Hidroxitolueno (explosivo), Galato Propila, Corante Artificial (CI, CII, etc.), Aromatizantes Artificiais(PI, PIV), Antioxidantes Artificiais(AV, AVI e AVIII), Estabilizantes Artificiais, Vitamina "A" Sintética ou Acetato de Vitamina A2,20.COC Co)
RISCOS DE CONSUMO:
Ácido Sulfúrico, soda cáustica, ácido benzóico, antioxidante, aromatizante, estabilizante; estes são alguns ingredientes utilizados na fabricação da Margarina – produto que freqüenta com desenvoltura as mesas de milhões de pessoas no mundo inteiro. A denúncia é do Dr. Haroldo Timponi, médico e presidente da Associação de Cultura Biodinâmica, uma entidade formada por naturistas e estudantes da alimentação de Belo Horizonte. Segundo o pesquisador mineiro, além dos produtos mencionados, a margarina contém ainda outros componentes altamente nocivos à saúde, como óleos vegetais saturados e sebo bovino. Ele explica que o óleo vegetal da Margarina recebe átomos de hidrogênio na sua industrialização e os fabricantes ainda usam quinze diferentes produtos químicos, inclusive um que é explosivo – o ácido butil hidroxitolueno – para quebrar as estruturas de sebo de boi e conservar a mistura. E afirma que "não é difícil prever o que pode ocorrer quando se coloca isso tudo no organismo". Dezoito anos de experiência médica – o Dr. Haroldo alega que a própria classe está omissa ao assunto, e que isso se deve à falta de informação. "O que se vê é a televisão mostrando a margarina como um produto inteiramente vegetal, com aquele cheiro de fazenda e infelizmente, a maioria dos médicos aceita isso passivamente aponto de recomendarem o uso do produto aos seus pacientes". O médico de Minas conta que atende em seu consultório pacientes que apresentam queixas de doenças causadas pelo uso inadequado de gorduras, principalmente da Margarina. Mas o Dr. Haroldo só chegou a essa conclusão e passou a preocupar-se com a questão à partir de1979, quando seu filho mais novo e sua mãe de 81 anos insistiram para que ele próprio deixasse de consumir a Margarina. "Na época eu vivia com dor de cabeça, indisposto e usava muito o produto por julgar ser ele o melhor para saúde que a manteiga. Minha mãe sempre dizia para eu deixar de usá-la porque continha sebo bovino. Eu lhe respondi que não era possível e que ela devia estar enganada acerca da informação. Mas um dia contou-me que conhecia um fazendeiro, no interior de Minas, que fornecia o sebo de boi para as fábricas de Margarina. A partir daí, resolvi estudar o assunto onde para minha surpresa, constatei que ela estava absolutamente certa.
DOENÇAS:
Intoxicação da amídala, do pulmão, retenções intestinais e problemas articulares; são as doenças que o Dr. Haroldo menciona como possíveis de serem contagiadas com o uso da Margarina. Ele explica que tais doenças podem surgir porque os aminoácidos do sebo de boi, quando ingeridos, são totalmente alterados no organismo por causa das substâncias químicas colocadas no produto. Ele adverte ainda que: "As gorduras saturadas acumuladas no organismo fazem observação ou obstrução cerebral venenosa e até da inteligência, pois esclerosa mais cedo os vasos cerebrais, não suficiente, não dando suprimento de oxigênio ao cérebro, o que leva ao enfraquecimento da memória e do cansaço cerebral". O pesquisador prossegue afirmando que "normalmente não se houve dizer que Margarina alguma tenha apodrecido nas prateleiras dos supermercados; isso se dá porque as substâncias químicas não permitem que a deterioração aconteça. É o caso do presunto, do salame, etc... que são carnes que deveriam estar deterioradas e não estão pelo mesmo motivo que um defunto da Escola de Medicina não apodrece, ou seja, porque estão embebidas em formol. Quando ingeridos, esses produtos causam verdadeiros desastres no organismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário