Lois sempre tivera muito orgulho do fato de poder comer o que quisesse, sem engordar. Enquanto as amigas se limitavam a comer apenas saladas, ela saboreava sobremesas açucaradas. E as outras ainda lutavam com o problema do peso, ao passo que Lois estava sempre magra e elegante. Mas um dia começou a engordar também. Daí a pouco, as roupas já não serviam mais, estavam muitas justas, os zíperes mostravam a gordura comprimida; os botões rebentavam. Engordara apenas 7 quilos, mas poderia até ter sido 50, pois a sensação era a mesma. De qualquer forma, de agora em diante teria que passar a controlar tudo que comesse, e isso era algo tão estranho para ela como uma viagem á lua.
Lois não exagerava na comida do mesmo jeito que outras pessoas que conhecia e que se encontravam excessivamente gordas. Mas teve de reconhecer que estava diante de um problema sério, que precisaria solucionar.
Nunca havia entendido que o hábito de comer demais era um problema espiritual, até que engordei muito e minhas roupas não estavam me servindo. Explicou ela na reunião do OV
Mas agora com a ajuda do Senhor, estou aprendendo a comer direito; tem sido bastante difícil, pois nunca fora obrigada a me disciplinar nisso.
Naquele grupo, havia pessoas que precisavam emagrecer 20, 30 e 45 quilos, e os 7 quilos a mais de Lois, comparados aos delas, pareciam insignificantes. Mas ela sabia que, se não passasse para Deus o controle de seu apetite naquele momento, o problema iria agravar-se.
Como saber seu peso ideal
Quantas vezes você já disse a si mesmo que ate o dia tal gostaria de estar pesando tantos quilos? E quantas vezes já pensaram que gostaria de voltar a ter o mesmo peso de quando era mais jovem?
Entretanto, antes de estabelecermos metas, precisamos parar e orar a respeito. Temos que perguntar ao Senhor quanto ele quer que pesemos. Parece estranho? Certa senhora já fizera muitos regimes, mas continuava gorda. Quando ouviu dizer que deveria perguntar a Deus quantos quilos deveria pesar, achou a idéia meio incomum.
Então orou indagando ao Senhor quanto deveria pesar, e a resposta dele foi bem diferente da meta que se propusera. Ela sempre tinha estabelecido alvos muito difíceis, e nunca conseguira atingi-los. Nas poucas vezes em que conseguiu alcançar suas metas, acabou recuperando o peso em pouco tempo.
EU sempre tentava baixar meu peso para 50 quilos. Mas quando orei o Senhor me revelou que desejava que eu pesasse 56. Foi um alívio para mim. Quando minha meta era 50, sempre tinha muito receio. Achava que teria de morrer de fome para permanecer com esse peso.
Como é que se ouve a vós do Senhor? Fazemos a pergunta a ele, e depois nos mantemos atentos, esperando a resposta. É incrível o numero de crentes que nunca ouviram a voz do senhor. Quero dizer não me estou referindo a uma voz audível, não. Trata-se de ouvir a voz de Deus falando ao nosso coração.
Pergunte ao Senhor quantos quilos você deve pesar. Depois que estiver bem certo que recebeu a resposta, continuem orando a respeito desse peso. Peça a amigos que orem. É muito importante orarmos em companhia de amigos compreensivos, ou de conhecidos que também estejam tentando emagrecer. Talvez a mãe, a esposa ou marido não sejam os mais indicados, é provável que sua mãe prefira você gordinho mesmo. (Alias, ela o amaria mesmo que tivesse duas cabeças e uma perna só.) Seu marido também talvez diga que gosta de você do jeito como é. (Assim ele tem “mais esposa” para ama, não é?) Bobagem!
Será melhor consultarmos gente que não se ache muito ligado a nos. Peça-lhes que orem por você. Comunique-lhes a resposta que acredite ter recebido do Senhor, e peça a opinião delas sobre o que acham desse peso para você.
No grupo OV de Minneapolis, havia uma senhora que orou perguntando a Deus quanto deveria pesa. A resposta que ouviu foi de que deveria pesar 53 quilos. Ficou encantada de pensar que um dia estaria com esse peso. Então pediu aos companheiros de oração para que mesmo de orar, ela lhes falou da meta que o Senhor estava-lhe apresentando.
“Ah, não”, replicou uma amiga, “é muito pouco". Não vai querer pesar só 53 quilos. Ficara em pele e osso.
“Você é de compleição grande. Terá que pesas mais de 53 quilos”, disse outra.
(Se alguém pensa que é de “compleição grande”, não acredite. Mesmo que pareça ter 2,5 m de altura e 1,30 de ombros, deve considerar-se de altura mediana. Certa senhora emagreceu 45 quilos, e só depois percebeu que era de compleição miúda. Você também pode ser.).
“Tem certeza de que é Deus quem está-lhe dizendo que deve pesar 53 quilos?”
Depois de conversarem algum tempo, tentando dissuadi-la, resolveram orar. Após a oração, todas disseram àquela senhora ela tinha razão. O Senhor lhes revelará o mesmo: 53 quilos. No momento em que escrevemos este livro, ela já se acha bem perto de sua meta.
Então a primeira medida a ser tomada neste programa de amagrecimento é perguntar ao Senhor quanto ele quer que pesemos. Em seguida, vamos perguntar-lhe quantas calorias devemos ingerir por dia, para alcançarmos essa meta.
Algumas pessoas não sabem ao certo como é que se ouve a voz do Senhor. Transcrevemos abaixo um dialogo entre dois crentes. Um deles é um rapaz de 30 anos que acaba de emagrecer cerca de 18 quilos. A outra é uma jovem que também deseja perder 18 quilos. Então conversando perto da copiadora, no escritório onde trabalham.
_ Hoje, à hora do almoço tive uma experiência maravilhosa, diz o rapaz.
_ Ah, é? Como foi? Ela Indaga ela.
_ Tive uma vontade imensa de comer uma comida muito gordurosa e adocicada – costelinha ao molho vermelho. Hmmm! Mas quando já estava para pedir o prato, Deus me falou logo: “não coma isso!”.
_ Quê! O que foi que aconteceu?
_ Eu disse que estava com vontade de comer uma comida engordante, costelinha ao molho vermelho...
_ Não, não. Essa parte eu entendi. O que não compreendi bem foi a outra parte. Quem disse o quê?
_ Foi Deus. Ele disse: “Não coma isso.”.
_ É; foi isso mesmo que achei que você havia falado. Quer dizer então que Deus conversa com você.
_ Conversa; ele conversa mesmo. Principalmente quando se trata de comida, agora que fiz um compromisso de seguir um novo programa de emagrecimento.
_ está dizendo então que você ouve vozes?
_ Bom, não é uma voz mesmo que escuto. É uma espécie de revelação interior...
_ É o primeiro sintoma de esquizofrenia; ouvir vozes.
_ Tenho certeza de que não sou esquizofrênico.
_ Que é que Deus diz pra você?
_ Ele me diz o numero de calorias que posso ingerir por dia, para chegar ao peso que ele quer que eu tenha. E me informa o que posso comer, dentro desse limite de calorias.
_ Deus lhe diz tudo isso?
_ Claro que diz. Se você quiser, ele pode conversar com você do mesmo jeito.
_ Oh, mas eu não sou muito mística, nem nada disso.
_ Nem eu. Sou um simples crente. Sou filho dele, e ele conversa com seus filhos.
(Pausa. A jovem olha longamente para o amigo, que agora está bem mais magro.).
_ Mas, então, Deus anda por aí conversando com as pessoas?
_ Com o povo dele, conversa, sim. Isso eu sei. O povo dele ouve sua voz; ele conhece a cada um, e eles o seguem, diz ele sorrindo.
_ É, nisso eu acredito. Mas como é que ele fala com você?
É por meio de uma revelação interior. A gente toma conhecimento da vontade dele ouvindo sua voz bem no fundo da alma.
_ Ele fala com palavras?
_ É, fala.
_ e como é a voz dele? Indaga ela, ajustando o mostrador da copiadora.
_ Ele fala por meio de minha voz e meus pensamentos. Usa minha própria pessoa para falar comigo, é lógico que fala por intermédio de outras pessoas e de pessoas e de sua Palavra, mas fala comigo diretamente também. Quantas cópias você vai tirar?
_ É como ouvir a voz da consciência? Indaga ela, sem responder a pergunta dele.
_ É. Ele diz para não pecarmos, e nos guia a toda a verdade. Mas não é só isso. Nossa consciência não nos diz frase assim: “Eu o amo”, ou “Muito bem, servo bom e fiel”. Ih, eu queria apenas uma cópia deste cartaz aqui.
_ eu creio que, se sou crente, Deus direciona todas as minhas decisões. Ele me guia e me ajuda em tudo. “Em que isso é diferente “de “ ouvir a voz dele”? Indaga ela, sem escutar ou por outros.
¬o que eu faço para ele conversar comigo também?
Indaga ela, colocando papéis na máquina, levando a tampa, para colocar outra matéria a ser copiada.
_ comece a lhe fazer perguntas, e fique esperando a resposta.
_ É só isso
_ Sabe, no livro de pro. Há um verso que diz: “ouvi filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.” Então citei esse texto para ele, dizendo: “Senhor, diz aqui no cap. 4 de prov”. Que temos de ouvir a instrução. Então, pode ensinar-me.
_ Sim, mas é através de sua palavra, a bíblia, que ele fala assim.
_ É, está certo; e isso é a base de tudo para nós; é ela que deve ter sempre a primeira palavra em tudo que fazemos, pensamos e dizemos.
_ Eu simplesmente não consigo imaginar Deus me dizendo o que tenho de comer. Parece uma coitada tão sem importância, tão insignificante. Quantas cópias vc precisa tirar?
_Só uma, desse cartaz aqui. Para mi, comer não é uma coisa sem importância, não. Em toda a minha vida sempre tive muito problema com excesso de peso, p que afetou minha vida espiritual também. Sempre gostei de comer demais, era rebelde e de vontade forte. Agora Deus está me ajudando a modificar essa atitude.
_ mas você está com ótima aparência. Dá para ver que mudou mesmo. Aqui, deixe-me fazer essa copia. O que é um aviso para não ficar parada junto da copiadora? Ele entrega-lhe a folha, indo e lendo em voz alta: “sorria Deus te ama e que conversar com você”.
O fato é que a maioria das pessoas acha que essa idéia de Deus conversar conosco é absurda, ou então estranha, ou então é bom demais para ser verdade. Acham que ele só conversa com alguns poucos privilegiados, mas não comigo.
Certa vez, Neva disse numa entrevista:
_Eu pergunto a Deus o que é para eu comer, e ele me diz.
Está querendo me dizer que Deus conversa com a senhora? Indagou o homem, não sem um sorriso irônico nos lábios.
_ esta querendo me dizer que nas Cataratas de Niagara cai água? Indagou ela em resposta.
_ Não sei o que isso tem a ver com a pergunta que fiz. Cair água numa cachoeira é um acontecimento natural.
_Mas ele não conversa com qualquer pessoa.
_ conversa, sim. Deus fala a todos nós. O problema é que muitos não escutam sua voz.
Uma dos pontos mais importante do programa de emagrecimento do OV é aprender a ouvir Deus falando diretamente conosco. Temos que procurar conhece-lo e ouvir o que ele esta-nos dizendo, seja qual for a forma pela qual nos fale: pro uma impressão interior, uma palavra direta ou um estridente toque de clarins no meio da noite.
O plano de OV é muito diferente de outros programas. A maioria dos planos dados por medico ou clinicas do assunto é uma porção de folhas com a explicação do regime. Por esse método a pessoa apenas tem uma responsabilidade, isto, comprar s alimento que lhe são prescritos e comer somente aquilo e mais nada. E o que acontece é que o obeso se torna um escravo dos regimes de emagrecimento.
Se você não esta doente, não faz regime pro motivos de enfermidade, entoa pode encomendar seu regime direto à cozinha do céu, e ele será feito especialmente para você.
Não vamos dizer a ninguém quantas calorias deve ingeri, nem quais os alimentos que pode colocar no prato em cada refeição. Você mesmo recebera essa orientação de Deus. Foi ele quem fez seu corpo ( ele conhece nossa estrutura), e é ele quem deseja viver nele com você. Ele é a pessoa que mais nos ama, mais que todas as outras que conhecemos. Então vamos deixar que ele nos oriente sobre todas as porão de alimento que levamos à boca.
Mas atenção. Quem esta sob regime alimentar por determinação medica, por razoes de saúde, e quem esta tomando medicamentos especiais, não deve parar nem modificar o que faz no momento sem antes conversar com seu médico.
Alias uma boa maneira de se testar a orientação recebida, para saber se ela é mesmo de Deus, seria consultar um medico para verificar se o número de calorias que ingerimos e nossa meta de peso ideal lhe parecem corretos. Deus não ira dar-nos instruções erradas, prejudiciais á nossa saúde; nem nos daria uma meta absurda para atingirmos. Portanto, a palavra do medico confirmara se elas são de Deus ou não. Continua... Deus nos abençoe